POLÍTICA: FATOS E OPINIÕES

Millôr – autoretrato

Livre pensar é só pensar.  (Millor Fernandes)

Gil e Magu


  1. Temos excesso de políticos e carência de líderes. Isso é um fato. Por isso, qualquer canalha que seja bom no microfone consegue empolgar multidões. Isto é uma opinião.

  2. É preciso que se garanta por lei CONSTITUCIONAL que não possa tomar posse em cargo eletivo qualquer pessoa que não tenha uma determinada QUANTIDADE MÍNIMA DE VOTOS, específica para aquele cargo.   Por que? Um puxador de votos (exemplo: Tiririca) é eleito mas carrega para o Congresso um conjunto de políticos que não se elegeriam por si mesmos. E o teu voto pode se tornar mais nocivo que não votar , a menos que tenhamos a salvaguarda de um limite mínimo que garanta a REPRESENTATIVIDADE de um representante do povo. A lista fechada é o inverso de qualquer intenção ou conceito democrático (fato).

  3. Muitos estamos conscientes de que os TRÊS PODERES tem um CUSTO muito maior do que deveria ter. Há EXCESSO de deputados, de senadores.  Também há excesso de assessores para cada parlamentar e excesso de mordomias para cada profissional da política. Nenhuma outra Democracia concede veículos, roupas, moradia e assistência à saúde DIFERENCIADA para esses CIDADÃOS ESPECIAIS – porque numa democracia verdadeira todos os cidadãos são iguais perante a lei (e sob todo e qualquer aspecto). Todos os excessos terão de ser cortados, para a SOBREVIVÊNCIA do País, e de cada um de nós.

  4. O CUSTO É EXPONENCIALMENTE CRESCENTE com a quantidade de cargos (fato) . O mesmo acontece na maior parte das empresas, mas estas estão atentas para a EFICIÊNCIA, e podem cortar até departamentos inteiros que se tornem improdutivos. A legislação trabalhista deste país, totalmente feita por políticos que pensam como burocratas estatais, prejudica a eficiência. Cada empresa, cada departamento ou setor – tem um TAMANHO ÓTIMO. Acima ou abaixo desse tamanho, é menos rentável, tem mais necessidade de controles e fiscalizações, mais burocracia e menos agradável na convivência com colegas ou com clientes. Isto é, muito pequeno ou muito grande promove a desmotivação, a ineficiência e a infelicidade. 

  5. Cada vez mais este país perde eficiência e produtividade, exceto no agronegócio – que por sua própria natureza não permite alta densidade populacional (opinião). Um fazendeiro não precisa de algo como um Parlamento para decidir o que fazer no seu negócio e só depende de tempo bom (nem sempre se tiver irrigação) para ter algum lucro (fato). E em geral sabe que o crescimento muito rápido é como uma explosão, se auto-destrói. 

  6. Empreendimentos fora do tamanho ótimo tendem a se modificar para o ótimo ou falir. Ou evoluem ou morrem. E evoluir não significa necessariamente crescer (fato). 

  7. É preciso introduzir no sistema político um processo de “RECALL” (opinião). Nesta era da informática, a avaliação do ocupante de qualquer cargo poderia ser constante e feita pelos eleitores: no instante em que a avaliação negativa superar (numa proporção pré-definida) as avaliações positivas, um PROCESSO SUMÁRIO DE IMPEDIMENTO deve começar. Não só no executivo, mas no legislativo e também no judiciário, com regras simples e absolutamente claras.  Isto é uma opinião. 

Conclusão: Uma das principais metas para recuperar a economia desta Nação obriga a SIMPLIFICAÇÃO DA POLÍTICA, começando pelo corte das gorduras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: